facebok

Diarreia aguda e crônica

A diarreia é o aumento do volume das fezes, acompanhado de diminuição da consistência, aumento da aquosidade e/ou aumento da frequência das evacuações. É considerada diarreia aguda se dura menos de duas semanas, persistente entre duas e quatro semanas e é classificada como diarreia crônica quando dura mais de quatro semanas. Pode ser um sintoma ou consequência de diversas doenças ou complicações do aparelho digestivo. Hipertireoidismo, cirurgia do intestino ou estômago, o tratamento de úlceras, infecções virais, verminoses, ingestão de alguns alimentos e estresse podem ser a causa de diarreias.
A diarreia aguda geralmente é causada por vírus, bactérias ou parasitas; alimentos contaminados; alimentos com alto teor em fibras; café, chás, refrigerantes, leite e derivados; chocolate; medicamentos; isquemia intestinal; impactação fecal e inflamação pélvica. Já a diarreia crônica é resultado de uma doença inflamatória do intestino como câncer intestinal, alterações da imunidade causadas pela AIDS e alergias alimentares.
Os principais sintomas da diarreia, além de fezes em maior volume e mais líquidas, são:
• desconforto abdominal;
• cólica;
• sensação de estômago cheio;
• flatulência;
• náusea;
• vômitos;
• disenteria (sangue ou pus nas fezes)
A história clínica e o exame clínico guiam o gastroenterologista no diagnóstico de diarreia, que também pode envolver exames complementares como pesquisa de sangue oculto nas fezes, coprocultura, hemograma, colonoscopia, endoscopia digestiva alta e exames para outras doenças que podem estar causando a diarreia.
O tratamento pode ser feito em vários níveis, a depender da gravidade do caso. Inicialmente, é recomendado hidratação oral e uso de medicamentos para reduzir os sintomas. Antibióticos são receitados nos casos de diarreia causada por infecções bacterianas; reposição de potássio nos casos de hipotensão e diarreia persistente e hidratação parenteral para pacientes incapazes de ingerir líquidos e com sinais de desidratação severa.

Marque a sua consulta