facebok

Exames Complementares

Teste Respiratório para Intolerâncias Alimentares

O teste respiratório para intolerância alimentar também é chamado de teste respiratório de hidrogênio expirado. Esse exame ajuda a diagnosticar a má absorção de algum grupo alimentar que estejam causando sintomas como eructação, distensão e dor abdominal, flatulência, constipação e diarreia. É importante, portanto, no diagnóstico de intolerâncias como à lactose, frutose e xilose e lactulose para investigação de supercrescimento bacteriano intestinal de delgado. Para realizar esse teste, o paciente primeiro faz um enxágue bucal e a médica mede a concentração basal de hidrogênio expelido pelo paciente. Depois, a pessoa ingere a substância cuja intolerância está sendo investigada e são feitas coletas regulares de ar com medições. Isso pode durar até três horas. O preparo é simples: fazer uma dieta antifermentativa na véspera sob orientação da médica e jejum de oito horas. Também é preciso se abster de fumar uma hora antes, caso seja fumante.

Colonoscopia

A colonoscopia é o exame feito para avaliar a mucosa do intestino grosso. Serve para diagnosticar pólipos, câncer intestinal, colite, doença diverticular entre outros. É indicado quando há sintomas que sugerem alterações intestinais, mas também é recomendado como preventivo do câncer de cólon para pessoas acima dos 45 anos, principalmente aquelas que têm riscos maiores de desenvolver a doença. O exame também pode ser usado para fazer biópsias e para tratar sangramentos internos. Ele é feito através da introdução de um tubo fino pelo ânus do paciente, que fica sob sedação. O tubo tem uma câmera que transmite as imagens que serão usadas no diagnóstico. O exame dura em torno de 60 minutos e o paciente fica ainda em observação por mais um tempo para recuperação pós-anestésica. Há um preparo especial para esse exame: ele inicia-se dois dias antes, com o paciente seguindo uma dieta de fácil digestão e evitando alimentos como leite, frutas, legumes e cereais integrais. Um dia antes, deve seguir uma dieta líquida e usar laxativos. Em alguns casos, a médica pode recomendar uma lavagem intestinal antes do exame. Também pode ser preciso suspender alguns medicamentos como AAS, anticoagulantes, Metformina ou insulina.

Endoscopia Digestiva Alta

A endoscopia digestiva alta é um exame que tem o objetivo de investigar a causa de desconfortos abdominais persistentes como dor, náusea, vômitos, queimação, refluxo ou dificuldade de engolir. Auxilia no diagnóstico de gastrite, úlcera gástrica ou duodenal, varizes esofágicas, pólipos e hérnia de hiato e refluxo. Durante o exame, feito com o uso de um anestésico na garganta, o endoscópio é introduzido pela boca do paciente e direcionado até o estômago, onde registra imagens que são usadas pela médica no diagnóstico. O exame dura cerca de 30 minutos e o paciente fica em observação por mais ou menos uma hora enquanto estiver sob o efeito do anestésico. O preparo para o exame inclui jejum de oito horas e não usar medicamentos antiácidos, que interferem no resultado. A endoscopia também pode ser usada para fazer uma biópsia, o que serve ao diagnóstico de doenças mais graves como o câncer.