facebok

Conheça os Tipos de Cirurgias

Cirurgia Bariátrica: Sleeve e By-pass

A cirurgia bariátrica, também conhecida como cirurgia da obesidade ou de redução de estômago, é o tratamento cirúrgico para obesidade mórbida e obesidade grave. A obesidade é a doença associada ao excesso de gordura corporal. A cirurgia bariátrica tem como objetivo reduzir a área estomacal para proporcionar a perda de peso. Esse procedimento pode ser de dois tipos: bypass gástrico ou sleeve (gastrectomia vertical). Bypass gástrico Nesse procedimento, faz-se o grampeamento de uma parte do estômago, o que reduz o espaço disponível para o alimento, e um desvio do intestino inicial. Essa técnica é geralmente indicada para pacientes com doenças associadas à obesidade, como o diabetes, porque as alterações metabólicas favorecem a remissão da doença. Sleeve No procedimento de gastrectomia vertical ou sleeve, o estômago é transformado em um tubo com capacidade de 80 a 100 mililitros. Há a retirada permanente de boa parte do estômago, sem alteração no intestino, porém não podendo ser revertida.

Cirurgia de Doença Hemorroidária

A cirurgia para doença hemorroidária é feita para remover hemorroidas internas ou externas na região do ânus. É indicada nos casos em que o tratamento com remédios e dieta não surtiram efeito. Geralmente, é preciso que o paciente fique internado por um a dois dias. No pós-operatório, recomenda-se o uso de analgésicos para aliviar a dor, além do uso de laxantes, banhos de assento e pomadas cicatrizantes. A médica também vai orientar sobre dieta, repouso e o uso de uma almofada especial para sentar. Não se pode esquecer que o pós-operatório é o período mais importante para a completa resolução do quadro, além de uma dieta equilibrada para evitar novos episódios de hemorroidas.

Cirurgia de Apendicite

A cirurgia de apendicite, ou apendicectomia, é o tratamento para a inflamação do apêndice. É recomendada sempre que se confirma um diagnóstico de apendicite através de exames clínicos e de imagem. A cirurgia de apendicite pode ser feita pela técnica tradicional (aberta) ou pela videolaparoscopia, tendo duração de 30 minutos a uma hora. Nas duas técnicas, o objetivo da cirurgia é retirar o apêndice inflamado por meio de incisões, que serão menores na videolaparoscopia. Normalmente, opta-se por fazer essa cirurgia nas primeiras 24h após o diagnóstico, para evitar complicações possíveis da apendicite. O paciente fica internado de 1 a 3 dias e pode voltar para casa quando estiver conseguindo se alimentar normalmente. O tempo de recuperação varia muito de caso a caso e pode durar até um mês. É muito importante, nesse período, seguir as recomendações da médica para o pós-operatório, como ficar em repouso, fazer o tratamento da ferida, hidratar-se e alimentar-se corretamente, além de evitar dirigir nas primeiras 3 semanas.

Cirurgia de Hérnia Hiatal

A cirurgia de hérnia de hiato é feita para corrigir a hérnia hiatal, que se caracteriza por um afrouxamento dos músculos nessa região, fazendo com que parte do estômago escape para o tórax. Um sintoma comum dessa doença é o refluxo, porque os restos de alimento retornam devido ao funcionamento defeituoso do esfíncter esofágico inferior causado pela hérnia. A cirurgia, geralmente, é feita por videolaparoscopia, sendo um procedimento mais conservador, com poucas cicatrizes e permitindo a volta rápida para suas atividades. Na cirurgia, a parte do estômago que escapou é recolocada na sua posição original. Em alguns casos, pode ser necessária reconstrução do esfíncter esofágico, para interromper o refluxo. O paciente tem alta 2 dias após a cirurgia e logo pode voltar a se alimentar normalmente. O período de recuperação total é, em geral, de duas semanas.

Cirurgia de Hérnias Abdominais

A cirurgia de hérnia abdominal tem o objetivo de corrigir essa doença, que se caracteriza pelo escape de uma víscera através de um orifício na parede abdominal. As hérnias podem surgir em várias regiões do abdômen, sendo que as mais comuns são na virilha e no umbigo. A cirurgia é recomendada em todos os casos de hérnia abdominal, especialmente se ela estiver ocasionando sintomas como dor, gases, etc. Além disso, quanto mais cedo for realizada a cirurgia, melhor, por isso é muito importante o diagnóstico precoce. Esse procedimento pode ser feito através do método tradicional ou pela videolaparoscopia, e o tipo de anestesia vai depender do tipo de técnica usada: pode ser local, raquianestesia ou geral. Na cirurgia, a médica cirurgiã “empurra” a hérnia para dentro do abdômen e fecha o orifício que a tinha provocado. Além disso, é feito um reforço na parede abdominal com um material resistente e biologicamente inerte (tela de marlex). O paciente operado geralmente volta para casa no dia seguinte. É necessário, porém, se abster de fazer esforços físicos nas primeiras semanas e retornar ao consultório para uma revisão cirúrgica depois.

Cirurgia de Vesícula

A cirurgia de vesícula, também chamada de colecistectomia, consiste na retirada do órgão para tratar alguma doença na região (a vesícula biliar). É recomendada em casos de inflamação na vesícula e formação de cálculos biliares. A cirurgia de vesícula pode ser feita da maneira convencional (aberta) ou pela técnica videolaparoscópica. Na convencional, é feito um corte no abdômen, e na videolaparoscópica, apenas quatro pequenos furos. Assim, a recuperação é mais rápida na videolaparoscopia, a qual também deixa uma cicatriz menor. O tempo para o retorno às atividades normais é de 15 dias para a videolaparoscopia e de 30 dias para a convencional. É muito importante seguir as recomendações de repouso e alimentação feitas pela médica para o pós-operatório.