facebok

Intolerâncias alimentares

A intolerância alimentar acontece quando o organismo do paciente não possui as enzimas necessárias para absorver, digerir e assimilar certos componentes dos alimentos. Assim, esses componentes ficam acumulados no intestino e provocam vários sintomas. As intolerâncias alimentares podem se manifestar em qualquer fase da vida. Os tipos mais frequentes de intolerância alimentar são:
intolerância à lactose (açúcar presente no leite e derivados)
intolerância ao glúten (semelhante, porém não igual, à doença celíaca, a qual afeta também o intestino)
intolerância à frutose (açúcar presente nas frutas, alguns legumes e no mel)
intolerância à sacarose (açúcar comum)
intolerância a frutanos(presente na cebola, alho, trigo)
intolerância à levedura (presente em pães, bolos, frutas secas, bebidas alcóolicas, etc.)
Os sintomas de intolerância alimentar geralmente se manifestam logo após a ingestão do alimento ou até 72 horas depois. Podem variar bastante dependendo do tipo e grau de intolerância, mas os sintomas gerais são:
• problemas digestivos como diarreia, dores de estômago, cólicas, refluxo, inchaço abdominal, vômito, gases e constipação
• cansaço
• dores musculares nas costas e barriga
• dores de cabeça
• problemas de pele como erupções, urticária e eczemas.
Para o diagnóstico, a gastroenterologista precisa saber o histórico alimentar do paciente, o que inclui o que ingeriu e qual a reação. Também irá solicitar testes clínicos e exames de sangue, exames de fezes e até mesmo biópsias do intestino, se necessário. É importante destacar que o diagnóstico de intolerância alimentar só pode ser feito pela médica, não sendo recomendado interromper a ingestão de algum alimento por conta própria.
Não existe um tratamento específico para as intolerâncias alimentares, pois cada caso é único. De forma geral, o tratamento será focado em prevenir a manifestação dos sintomas, seja por meio de uma readequação dos hábitos alimentares, das quantidades ingeridas ou a total exclusão de determinado alimento da dieta.

Marque a sua consulta