A cirurgia de apendicite, ou apendicectomia, é o tratamento para a inflamação do apêndice. É recomendada sempre que se confirma um diagnóstico de apendicite através de exames clínicos e de imagem.
A cirurgia de apendicite pode ser feita pela técnica tradicional (aberta) ou pela videolaparoscopia, tendo duração de 30 minutos a uma hora.
Nas duas técnicas, o objetivo da cirurgia é retirar o apêndice inflamado por meio de incisões, que serão menores na videolaparoscopia.
Normalmente, opta-se por fazer essa cirurgia nas primeiras 24h após o diagnóstico, para evitar complicações possíveis da apendicite. O paciente fica internado de 1 a 3 dias e pode voltar para casa quando estiver conseguindo se alimentar normalmente. O tempo de recuperação varia muito de caso a caso e pode durar até um mês. É muito importante, nesse período, seguir as recomendações da médica para o pós-operatório, como ficar em repouso, fazer o tratamento da ferida, hidratar-se e alimentar-se corretamente, além de evitar dirigir nas primeiras 3 semanas.