A gastrite é uma inflamação da mucosa que reveste a parede do estômago, podendo ser aguda ou crônica. As principais causas da gastrite aguda são: abuso de álcool, uso constante de analgésicos e anti-inflamatórios não esteroidais e intoxicações alimentares. Já a principal causa da gastrite crônica é a infecção por Helicobacter pylori.
Os sintomas mais comuns da gastrite são queimação e empachamento gástrico, sendo que a intensidade desses sintomas pode mudar na hora das refeições. O diagnóstico de gastrite é feito através de exames de endoscopia e por biópsia (para identificar a presença de Helicobacter pylori). A gastrite geralmente é tratada por meio de medicamentos e mudanças nos hábitos de vida.
A dispepsia é um conjunto de sintomas do estômago que podem ter origem em uma gastrite ou outros problemas digestivos. As principais causas da dispepsia são doenças digestivas como gastrite e úlcera péptica gástrica ou duodenal, podendo também ser consequência de doença pancreática ou cálculos biliares. Os principais sintomas da dispepsia são sensação de dor e queimação no estômago e dificuldade na digestão, acompanhada de sensação de saciedade precoce e prolongada (estômago cheio muito rápido e por muito tempo após a refeição). Outros possíveis sintomas são náuseas, eructação e azia. O diagnóstico é feito pela análise clínica da gastroenterologista com o auxílio de exames laboratoriais e de imagem. Assim como na gastrite, o tratamento geralmente consiste no uso de medicamentos e mudança de hábitos.